Agora é Lei! Câmara de Itapema aprova o projeto do ‘Setembro de Amarelo’

 

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Projeto de Lei que instituí a campanha de prevenção ao suicídio, denominada Setembro Amarelo, passará a constar no calendário de eventos oficiais de Itapema foi aprovado e deverá passar a vigorar como Lei no município.

Itapema/SC – Na sessão legislativa que aconteceu na noite de terça-feira, dia 30, na Câmara de Vereadores de Itapema, o vereador Vanio Cesar (PT) teve aprovado mais um Projeto de Lei de sua autoria.

A ideia, segundo Vanio, é de despertar a população para o fato de que o suicídio é um problema de saúde pública e que merece e precisa da atenção de todos para poder ser evitado. “O mês de setembro já foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, para alertar sobre a importância de ações de prevenção. O objetivo da organização é dar destaque ao assunto, encarado por muitos como um tabu, e conscientizar a população.” Na justificativa do projeto consta ainda que o Ministério da Saúde, por meio de rede pública, oferece atenção integral nos casos de tentativa de suicídio. Outra informação que consta na justificativa do projeto é de que a maioria das pessoas com ideias de morte comunica seus pensamentos e intenções suicidas. “O Brasil está entre os 28 países, dos 160 analisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que possuí estratégia de prevenção ao suicídio”, lembra o vereador.

O Projeto de Lei nº 057/2016, que trata da prevenção ao suicídio foi aprovado por todos os vereadores presentes e aguarda agora à sanção do prefeito de Itapema para, então, ser publicado oficialmente e passar a vigorar oficialmente como Lei no município.

Vereador Vanio pede bancos em UBS e travessia elevada em Avenida Marginal

Ainda na mesma sessão legislativa, Vanio apresentou uma indicação e um requerimento. As duas proposições foram aprovadas por todos os vereadores presentes. Por meio da Indicação nº 339/2016, Vanio solicitou a instalação o poder executivo municipal a instalação de bancos ou assentos na área externa da Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na Rua 294, no Bairro Meia Praia. De acordo com o vereador o pedido é uma reivindicação dos próprios moradores que frequentemente se deparam com situações como a presença de idosos e mães com crianças de colo que ficam por tempo considerável aguardando a abertura da unidade.

Já por meio do Requerimento nº 101/2016, Vanio propõe a implantação de uma travessia elevada na Marginal Oeste da BR 101, próximo ao túnel do elevado que dá acesso Meia Praia e ao Morretes. Na justificativa o parlamentar argumenta que a medida se faz necessária para melhorar a segurança dos pedestres que passam em grande número pelo local.

Fonte: Assessoria do vereador Vanio – PT

Você pode gostar...